Página inicial > Notícias > Minicurso trabalhos acadêmicos ABNT teoria e prática

Minicurso trabalhos acadêmicos ABNT teoria e prática

• Publicado: Quarta, 17 Julho 2024 14:41
  • Última Atualização: Quarta, 17 Julho 2024 14:57
imagem sem descrição.

Estamos entusiasmados em anunciar o minicurso "TRABALHOS ACADÊMICOS: ABNT TEORIA E PRÁTICA", que tem como objetivo principal fornecer uma abordagem abrangente sobre a Metodologia Acadêmica, inserindo os participantes no universo do saber. Este curso destacará a importância do emprego das normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) na criação de conhecimento por meio de trabalhos acadêmicos, incluindo a formatação e normalização desses trabalhos no ambiente acadêmico.

Sobre o Minicurso

Ao ingressar no meio acadêmico, a Metodologia Acadêmica nos guia na exploração do mundo do saber, abordando a construção do conhecimento e os trabalhos acadêmicos que se tornam parte da nossa jornada. Compreender os diversos caminhos para a construção do conhecimento é crucial, pois isso nos habilita a enfrentar novas modalidades de trabalhos nesse contexto.

O objetivo principal deste minicurso é habilitar os participantes a compreenderem e aplicarem as normas da ABNT na normalização e produção de trabalhos acadêmicos. Espera-se que, ao final do curso, os participantes possam assimilar e aplicar informações relacionadas à normalização e produção de trabalhos acadêmicos conforme as normas da ABNT, abrangendo fichamentos, resumos, resenhas, artigos científicos, entre outros requisitados pelas universidades brasileiras. Além disso, o curso visa desenvolver competências, habilidades e estratégias textuais para a elaboração de textos dentro das normas técnicas, promovendo o crescimento dos sentidos crítico, ético e estético dos participantes.

Justificativa

A normatização é essencial para a construção e apresentação de trabalhos acadêmicos e científicos. A normalização bibliográfica, conforme estabelecida pela ABNT, é um instrumento essencial para garantir a clareza e a compreensão de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), monografias e demais trabalhos acadêmicos em instituições de ensino e pesquisa no Brasil e no mundo.

Metodologia

O minicurso utilizará abordagens práticas e teóricas, incluindo a análise de casos, exercícios práticos de normalização e discussões. A interação ativa dos participantes será incentivada para garantir a aplicação prática dos conceitos aprendidos. Para participação, é necessário o uso do Google Docs ou Microsoft Word, que serão as principais ferramentas apresentadas ao longo dos encontros.

Detalhes do Minicurso

Ministrantes

Leandro de Sousa Rocha: Bibliotecário formado pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Vice-Coordenador do Grupo de Pesquisa e Extensão em Arte, Gênero, Informação e Religião (AGIR/UFPA) e Líder de Pesquisa sobre Sistemas de Informação e Gestão no Grupo de Pesquisa e Estudos de Políticas e Gestão Escolar (GEPPEGE/UFPA).

Cintia Aliny Silva de Souza: Doutoranda em Educação em Ciências e em Matemática (UFPR); Mestra em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e Líder de Pesquisa sobre Planejamento Estratégico no Grupo de Pesquisa e Estudos de Políticas e Gestão Escolar - GEPPEGE/UFPA/CNPq.

Ementa

O minicurso “TRABALHOS ACADÊMICOS: ABNT TEORIA E PRÁTICA” visa proporcionar uma capacitação intensiva para aplicação eficaz das normas da ABNT na elaboração de trabalhos acadêmicos. Com enfoque prático, abordaremos a formatação de diversos documentos, promovendo o desenvolvimento de habilidades textuais, éticas e estéticas. Ideal para estudantes e pesquisadores em busca de excelência na produção acadêmica.

Não perca esta oportunidade de aprimorar suas habilidades na elaboração de trabalhos acadêmicos com base nas normas da ABNT!

Link de inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdQBaR_1NMUqmCUqoUzK9gSxbyx9lsvY9c3DrDuLmDjX9Gwjw/viewform?usp=sf_link

Participe e aprofunde seus conhecimentos!

registrado em:
allow_url_fopen = On allow_url_include = On