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Linhas de pesquisa

Publicado: Sexta, 15 Março 2024 15:55 | Última Atualização: Sábado, 20 Julho 2024 19:45

A pesquisa em educação é fundamental para compreendermos e aprimorarmos os processos de gestão e prática pedagógica nas escolas. Nesse sentido, diversas linhas de pesquisa emergem, cada uma com enfoques específicos, mas todas voltadas para a promoção de uma educação mais democrática, participativa e eficaz. Este projeto se dedica a explorar algumas dessas linhas de pesquisa, destacando sua importância no contexto educacional atual.

As linhas de pesquisa abordadas incluem a gestão democrática, o projeto político-pedagógico, o planejamento estratégico, a descentralização/desconcentração de tarefas, a autonomia e participação, e a formação contínua de gestores escolares e coordenadores pedagógicos. Cada uma dessas linhas oferece insights valiosos para compreendermos e aprimorarmos a dinâmica das escolas, contribuindo para a construção de ambientes educacionais mais inclusivos, eficientes e alinhados com as necessidades e expectativas da comunidade escolar e da sociedade como um todo.

A importância dessas linhas de pesquisa reside na sua capacidade de promover uma reflexão crítica sobre os modelos e práticas de gestão e ensino, buscando constantemente a melhoria e inovação no âmbito educacional. Além disso, essas pesquisas têm o potencial de fornecer subsídios para a formulação e implementação de políticas públicas educacionais mais eficazes, capazes de enfrentar os desafios contemporâneos e promover uma educação de qualidade para todos. Assim, este projeto visa contribuir para o avanço do conhecimento e a transformação positiva da educação, colocando em destaque a importância de uma abordagem multidisciplinar e participativa na busca por soluções para os desafios educacionais enfrentados pela sociedade.

LINHAS DE PESQUISA

1. Gestão democrática:
Conselhos Escolares e de Classes: A pesquisa nesta linha investiga os processos de constituição e funcionamento dos conselhos escolares e de classes, analisando sua efetividade na promoção da participação democrática da comunidade escolar nas decisões pedagógicas e administrativas da escola.
Eleição Direta: Explora os impactos da eleição direta de gestores escolares na promoção da gestão democrática, avaliando os mecanismos de escolha dos dirigentes e sua relação com a participação da comunidade escolar.
Tipo de Gestão e Escolas: Examina as peculiaridades da gestão democrática em diferentes contextos escolares, como escolas rurais, urbanas e ribeirinhas, considerando os desafios e oportunidades específicos de cada ambiente para a participação e tomada de decisões.
Diferentes perspectivas da Gestão: Analisa o papel do gestor nas diferentes perspectivas da educação para a prática do ambiente acolhedor e de qualidade para todos da comunidade escolar. Considera-se nas discussões: Educação de Jovens e Adultos (EJA); Educação Inclusiva; Educação Étnico-Racial; Educação Quilombola; Educação Indígena; Educação Rural; Educação do Campo e Educação da Sexualidade e as Relações de Gênero.
Líder: Hilda Progênio Morais
Vice-Líder: Antônia Jamilly Costa Ferreira
Encontro: Mensal

2. Projeto Político Pedagógico (PPP):
Construção e Participação Comunitária: Investiga os processos de construção do PPP, os atores envolvidos e práticas participativas, refletindo valores e objetivos educacionais.
Implementação e Efetividade: Avalia a efetividade do PPP na prática educativa, orientando ações pedagógicas, promovendo inclusão e melhorando a qualidade do ensino.
Teorias e Atualizações Educacionais: Examina teorias subjacentes ao PPP e atualizações frente às demandas contemporâneas da educação.
Líder: Vinicius da Silva Freitas
Vice-Líder: Cintia Aliny Silva de Souza
Encontro: Quinzenal (Sábado) - 9h

3. Planejamento Estratégico:
Tipologia e Implementação: Explora tipos de planejamento estratégico nas escolas, como participativo, prospectivo e contingencial, para melhorar gestão e ensino-aprendizagem.
Líder: Cintia Aliny Silva de Souza
Vice-Líder: Vinicius da Silva Freitas
Encontro: Quinzenal (Sábado) - 18h

4. Currículo, Legislação e Políticas Educacionais:
Currículo educacional: A proposta envolve discussões que buscam refletir os desafios e possibilidades relacionadas a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), ambos como norteadores do currículo escolar.
Legislação Educacional: Envolve discussões sobre a Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional (LDB) e o Plano Nacional de Educação (PNE). A pesquisa nesta linha investiga os processos de constituição e funcionamento dessas legislações no concerne a organização da educação básica.
Políticas educacionais: Entende-se que as Políticas Públicas para a Educação Básica são ações deliberadas e sistematizadas pelo poder público que visam resolver ou amenizar problemas e atender as necessidades da comunidade escolar. Nessa perspectiva, a proposta busca refletir sobre Políticas de Educação Inclusiva, Educação do campo, Educação Étnico-racial, Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD); Educação de Jovens e Adultos (EJA) dentre outras políticas que possam ser inseridas a discussão.
Líder: Antônia Jamilly Costa Ferreira
Vice-Líder: Ana Beatriz Carvalho Baiocchi dos Santos
Encontro: A definir.

5. Sistemas de Informação e Gestão:
Tecnologia Educacional: Investigação sobre o uso e impacto das tecnologias da informação e comunicação na gestão escolar e no ensino, abordando políticas de integração e desafios de acesso e formação.
Gestão de Dados e Avaliação: Estudo sobre a coleta, análise e utilização de dados para decisões na gestão escolar, incluindo sistemas de gestão de dados e avaliação do desempenho educacional.
Gestão de Recursos Tecnológicos: Análise das estratégias de gestão de recursos tecnológicos nas escolas, englobando aquisição, manutenção, segurança e equidade no acesso às tecnologias da informação.
Inovação em Sistemas de Informação Educacional: Exploração de novas abordagens e tendências em sistemas de informação educacional, incluindo tecnologias emergentes e seus impactos sociais, culturais e éticos.
Políticas de Tecnologia Educacional: Estudo das políticas governamentais e institucionais relacionadas à integração de tecnologia na educação, abordando padrões, segurança, financiamento e advocacia por políticas inclusivas e equitativas.
Líder: Leandro de Sousa Rocha
Vice-Líder: Hilda Progênio Morais
Encontro: Quinzenal (Sábado) - 14h

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