Página inicial > Notícias > A Gestão Escolar e a Educação Étnico Racial: um breve estudo de caso no Tocantins
Últimas notícias

• Publicado: Terça, 02 Julho 2024 12:46
  • Última Atualização: Terça, 16 Julho 2024 04:55
imagem sem descrição.

No próximo dia 5 de julho, acontecerá o I Seminário sobre Educação, Raça e Gênero no Ambiente Escolar, um evento crucial para discutir os desafios e perspectivas da educação contemporânea. Um dos destaques será a apresentação do artigo "A Gestão Escolar e a Educação Étnico Racial: um breve estudo de caso no Tocantins", elaborado por Hilda Progênio Morais e Antônia Jamilly Costa Ferreira.

O artigo, desenvolvido no âmbito da linha de pesquisa em Gestão Democrática do Grupo de Estudos e Pesquisas Sobre Políticas Educacionais e Gestão Escolar (GEPPEGE), da Universidade Federal do Pará (UFPA) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), aborda como a gestão escolar pode contribuir para uma educação mais inclusiva e igualitária, especialmente no contexto da promoção da educação étnico-racial e na elaboração de Projetos Políticos Pedagógicos.

A pesquisa inclui uma análise documental do PPP da Escola Municipal Maria Angélica Martins de Sousa, em Ipueiras, Tocantins, e um estudo de caso qualitativo com a gestora escolar. Os autores citam importantes referências, como Facó, Libâneo, Kunrath, Macedo, Munanga e Soares, destacando a necessidade contínua de esforços para combater o racismo e promover a equidade racial no ambiente educacional.

O evento será realizado às 15h e oferece uma oportunidade única para educadores, gestores e interessados debaterem e aprenderem sobre esses temas fundamentais. Mais informações e inscrições estão disponíveis no link: I Seminário sobre Educação, Raça e Gênero no Ambiente Escolar.
Orientação: Basta fazer sua inscrição no link, o sistema usa o mesmo link de submissão de trabalho. Basta não marcar que não vai apresentar trabalho.

Não perca essa chance de contribuir para uma educação mais inclusiva e justa!

registrado em:
allow_url_fopen = On allow_url_include = On