A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: UMA ANÁLISE DOCUMENTAL DA INICIATIVA UNIDADE AMIGA DA PRIMEIRA INFÂNCIA (UAPI)
A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: UMA ANÁLISE DOCUMENTAL DA INICIATIVA UNIDADE AMIGA DA PRIMEIRA INFÂNCIA (UAPI)
Brena Vanessa Martins Fonseca
Maricely de Jesus Cardoso
Maria Betância Palheta de Oliveira
INTRODUÇÃO E OBJETIVOS
O resumo em questão apresenta parte inicial da pesquisa realizada junto ao Grupo de Pesquisa e Estudo de Políticas e Gestão Escolar (GEPPEGE/UFPA/CNPq). O presente estudo busca analisar o documento norteador do programa Unidade Amiga da Primeira Infância (UAPI). A iniciativa é uma estratégia de assistência técnica, capacitação, monitoramento, acompanhamento e certificação da melhoria da oferta de serviços e diálogo entre as instituições, escolas e famílias [1] (UNICEF, 2021).
Emergindo assim a problemática central da pesquisa: a iniciativa UAPI apresenta diretrizes voltadas à formação docente com itens alinhados aos documentos legais da primeira infância?
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) [2] Brasil (1996) enfatiza a importância da educação de qualidade através da colaboração entre os entes federativos, com foco na formação contínua de professores como política educacional. Em 2018, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) foi homologada para implementar esses princípios, promovendo a participação ativa das crianças na gestão escolar e atividades diárias (Brasil, 2017).
A partir da problemática e contexto abordado, apresentamos como objetivos desta pesquisa analisar o documento referente a Estrutura Metodológica da Iniciativa UAPI e identificar se as diretrizes propõem itens que abordam a formação de professores e avaliar se estes estão alinhados ao conceito de infância e Educação Infantil propostos na BNCC.
METODOLOGIA
A pesquisa direciona-se aos docentes da primeira infância (0 a 6 anos), cadastrados no programa UAPI.
A partir da natureza da pesquisa e seus objetivos fez-se a opção pela pesquisa documental, através da revisão bibliográfica e análise documental.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
A iniciativa UAPI propõe diretrizes para a Educação Infantil, destacando a importância de propostas pedagógicas sólidas nas unidades de ensino para fortalecer a aprendizagem por meio de interações e brincadeiras, conforme detalhado na BNCC. Os itens 3 e 8 enfatizam a formação profissional na Educação Infantil, garantindo educação inicial e continuada, além de condições adequadas de trabalho para gestores e professores, valorizando a criança como protagonista do seu processo educativo.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Inicialmente analisou-se o documento que norteia a iniciativa UAPI, a fim de verificar como ela aborda a formação de professores e se estas propostas estão alinhadas com a BNCC, considerando que estas impactam na prática pedagógica do professor e consequentemente no processo ensino/aprendizagem. Observou-se que o documento alinha suas diretrizes, ao que se propõe aos documentos legais.
PALAVRAS-CHAVE:
Formação; Educação Infantil; Docência.
REFERÊNCIAS
[1] UNICEF Brasil. Iniciativa Unidade Amiga da Primeira Infância: Estrutura metodológica da iniciativa Unidade Amiga da Primeira Infância (saúde e educação infantil). Maio de 2021. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/relatorios/iniciativa-unidade-amiga-da-primeira-infancia. Acesso em: 03 maio 2024.
[2] Brasil. LDB: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. (1996). Lei n° 9394, de 20 de dezembro de 1996. Diário Oficial da República n°23.12/96.Brasília: Presidência da República. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 01 maio 2024.
[3] BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/02/bncc-20dez-site.pdf. Acesso em: 01 maio 2024.
Redes Sociais