Roda de Conversa Debate a Decolonialidade no Currículo e Políticas Educacionais
No dia 5 de agosto de 2024, das 18h30 às 21h00, acontecerá uma roda de conversa essencial para educadores, pesquisadores e interessados nas questões curriculares e políticas educacionais. O evento intitulado "Currículo, Políticas Educacionais e Decolonialidade" promoverá uma discussão profunda sobre como os currículos escolares, incluindo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), são construídos e como podem ser influenciados por vieses eurocêntricos e coloniais. O objetivo é refletir sobre as possibilidades de um currículo decolonial que contemple a diversidade e a heterogeneidade da sociedade brasileira.
O Contexto
A BNCC, sendo um documento norteador da educação básica, apresenta conteúdos, habilidades e competências que devem ser trabalhados pelos professores. No entanto, sua construção e proposta curricular são alvos de questionamentos, principalmente em relação à perpetuação de práticas e pensamentos estruturados em vieses eurocêntricos. Esses vieses frequentemente desvalorizam e inferiorizam grupos tradicionais, indígenas, negros e mulheres. Assim, a decolonização do currículo é vista como um passo essencial para assegurar que a diversidade seja considerada no núcleo da educação.
Palestrantes de Destaque
O evento contará com a mediação de Antônia Jamilly, mestranda em História pela UNIFESSPA e líder de pesquisa sobre currículo, legislação e políticas educacionais. Antônia também é vice-líder de pesquisa sobre gestão democrática no Grupo de Pesquisa e Estudos de Políticas e Gestão Escolar (GEPPEGE/UFPA/CNPq).
Entre os convidados, destacam-se:
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Ana Baiocchi, mestre em História pela UFG e técnica do currículo de História na SEDUC-TO, além de vice-líder de pesquisa no GEPPEGE/UFPA/CNPq.
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Maykon Cardoso, mestre em Educação pela UFT, especialista em Gestão Estratégica de Investimentos na Educação Básica pela FIOCRUZ, e gerente de currículo da Secretaria de Estado da Educação do Tocantins (SEDUC/TO).
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Rosi Giordano, doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela USP, mestre em Educação: Currículo pela PUC, graduada e licenciada em Filosofia pela PUC e docente na UFPA.
Objetivos do Debate
O principal objetivo desta roda de conversa é entrelaçar as discussões sobre currículo, políticas educacionais e decolonialidade. Serão abordados temas como a construção dos currículos, sua influência na prática pedagógica e as possibilidades de reformulação para um currículo que valorize a diversidade e promova a inclusão de todos os grupos sociais.
Participação
O evento é aberto ao público e poderá ser acompanhado online pelo link do Even3 ou pelo canal do YouTube do GEPPEGE.
Esta roda de conversa é uma oportunidade imperdível para todos aqueles que desejam contribuir para uma educação mais justa e inclusiva, onde todos os grupos sociais possam ver suas histórias e culturas representadas de forma equitativa no currículo escolar. Não perca!
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