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Apresentação de Trabalho no V Seminário da Rede Gaúcha de Estudos e Pesquisas sobre EPT

  • Publicado: Sexta, 18 Outubro 2024 00:28
  • Última Atualização: Sexta, 18 Outubro 2024 00:37
  • Acessos: 46
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Entre os dias 23 e 25 de outubro de 2024, ocorrerá o V Seminário da Rede Gaúcha de Estudos e Pesquisas sobre Educação Profissional e Tecnológica (REGEPT), reunindo pesquisadores, professores e extensionistas para discutir ensino, pesquisa e extensão no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). O evento é promovido por universidades e institutos federais do Rio Grande do Sul e se propõe a refletir sobre as incertezas que cercam o Ensino Médio Integrado (EMI) e a formação integral no contexto atual.

Uma das apresentações em destaque será o trabalho “Estudantes à Deriva: O Papel da Contrarreforma da EPT no Enfraquecimento do Ensino Médio Integrado”, de autoria de Kleverson Gonçalves Willima, mestrando em Políticas Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais (PPGPS/UENF). A apresentação ocorrerá no dia 24/10/2024, às 08h40 (horário de Brasília), na sala virtual acessível pelo link:🔗 https://meet.google.com/jwn-jusz-qst

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Resumo do Trabalho

As Contrarreformas Educacionais pós-2016, como a do Ensino Médio e a BNCC, induziram uma Contrarreforma da EPT. No entanto, as implicações disso são sentidas apenas na Resolução CNE/CP n.º 01/2021, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a EPT e sintetiza os princípios das contrarreformas mencionadas, como: diminuição da formação geral, assunção da lógica das competências no processo de ensino e aprendizagem, centralização organizativa na concomitância, entre outros. Nesse contexto, este trabalho objetivou analisar o papel da Contrarreforma da EPT no enfraquecimento do Ensino Médio Integrado (EMI). Para tanto, fez-se uma análise documental qualitativa na resolução supracitada, através de nomes como Alencar e Santos (2023), Araújo (2023), Ramos (2005) e Pelissari (2023), seguindo os apontamentos de Evangelista e Shiroma (2019). Os resultados encontrados, articulados às observações feitas pelas/os autoras/es apresentadas/os, indicam que a pedagogia das competências, associada ao desmembramento da integração entre Ensino Médio e Técnico, concorrem para o enfraquecimento e a destruição do EMI, que visa à articulação dialética entre formação geral e profissional. Portanto, concluiu-se que a ênfase nas competências profissionais e na concomitância são potencialmente prejudiciais à concepção de formação humana integral da EPT.

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Sobre o Evento

O V Seminário da REGEPT é um importante fórum de debate sobre a Educação Profissional e Tecnológica. O evento visa discutir o ensino, a pesquisa e a extensão em EPT e explorar temas como educação e trabalho, políticas educacionais e metodologias pedagógicas. Em um cenário de mudanças e incertezas, o encontro busca fortalecer a rede de pesquisadores e profissionais que atuam na área e promover a socialização de conhecimentos e experiências.

Datas: 23/10/2024 – 25/10/2024
Link para Inscrições: 🔗 https://eventos.ifsul.edu.br/5rgepept2024/

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